Certidão Negativa Cível e Criminal – Atestado de Boa Conduta

Um dos documentos mais importantes para o cidadão que está no processo de recebimento ou pagamento de pensão alimentícia, em busca de um emprego, ou está realizando algum processo seletivo oficial, seja de Estados, Municípios ou da União é a Certidão Negativa Cível e Criminal – Atestado de Boa Conduta.

Esse documento indica que a pessoa não possui nenhuma condenação nas esferas criminais e cíveis, e atesta a idoneidade da mesma.

Essa certidão é frequentemente requisitada em diversos tipos de processos seletivos, e atualmente, sua emissão e validação são feitas de forma simples, online, através do site oficial da Policia Federal, ligada ao Ministério da Justiça do País.

Neste artigo, teremos todas as informações para quem precisa emitir a sua certidão negativa civil e criminal – atestado de boa conduta.

O que é a Certidão Negativa Cível e Criminal – Atestado de Boa Conduta

A Certidão Negativa Cível e Criminal – Atestado de Boa Conduta é um documento oficial, expedido pelos órgãos competentes, que atesta que a pessoa não possui nenhuma condenação nas esferas de sua abrangência.

É um documento gratuito, e que pode ser emitida facilmente, pela internet, sem a necessidade de ir pessoalmente até uma Delegacia da Polícia Federal.

A exceção é feita apenas para nomes muito comuns, com muitos homônimos, onde nestes casos específicos, a emissão é feita apenas presencialmente, com a apresentação de documentos originais.

Em todos os demais casos, a emissão é rápida e facilitada, mais uma vantagem para o cidadão que, por algum motivo, precise da sua Certidão Negativa Cível e Criminal – Atestado de Boa Conduta.

 

Utilidades da Certidão Negativa Cível e Criminal – Atestado de Boa Conduta

Conhecido como atestado de boa conduta, a certidão negativa cível e criminal é utilizada em diversas instâncias do serviço público e pelos departamentos de recursos humanos de diversas empresas. Entre as principais utilizações estão:

  • Exigida em processos seletivos simplificados (PSS) de diversas prefeituras e governos estaduais
  • Solicitada como documento obrigatório para a contratação por parte de empresas privadas
  • Exigida em processos de visto de trabalho e aplicações em diversos países, por parte dos consulados e embaixadas
  • Solicitada em algumas transações imobiliárias

A priori, qualquer pessoa pode solicitar a outra a Certidão Negativa Cível e Criminal – Atestado de Boa Conduta, pelos motivos que achar justos, sendo que em alguns casos a apresentação é obrigatória por lei, e em outros, é facultativa aos órgãos ou empresas que demandam uma comprovação de idoneidade.

 

Como emitir pela internet

A grande vantagem é que atualmente é possível fazer a emissão da Certidão Negativa Cível e Criminal – Atestado de Boa Conduta pela internet, de forma prática e sem nenhum custo. Para isso, basta seguir os seguintes passos:

1. CLIQUE AQUI para acessar o site

2. Clicar no ícone EMITIR CERTIDÃO

3. Preencher todos os dados solicitados integralmente, e depois, realizar a pesquisa através do botão no fim do formulário

4. Inserir o código de segurança solicitado na página a seguir

5. Clicar em VALIDAR para que o sistema gere a Certidão Negativa Cível e Criminal – Atestado de Boa Conduta

A Certidão Negativa Cível e Criminal – Atestado de Boa Conduta será gerada em formato PDF e poderá ser aberta usando o programa específico para esse tipo de arquivo.

Outras informações sobre a Certidão Negativa Cível e Criminal – Atestado de Boa Conduta

  • Se você ou sua empresa solicitou que alguém apresentasse a Certidão Negativa Cível e Criminal – Atestado de Boa Conduta, é preciso validar a mesma através do próprio portal da Polícia Federal, no mesmo site indicado. Neste caso, clique em VALIDAR CERTIDÃO e em seguida preencha os dados solicitados. Depois, basta clicar no botão VALIDAR e ter a confirmação da procedência da certidão negativa
  • O prazo de validade da Certidão Negativa Cível e Criminal – Atestado de Boa Conduta é de 90 dias, portanto, fique atento aos prazos para que ela esteja válida quando você tiver a necessidade de apresenta-la.
  • É possível emitir a certidão também através do site do Ministério da Justiça, e nesse caso, serão incluídas também as informações sobre a natureza cível do cidadão. Em alguns casos e órgãos, essa certidão é exigida em conjunto com a emitida pela Polícia Federal, portanto fique atento as exigências de cada processo ou solicitação. Neste caso, para acessar o endereço eletrônico, CLIQUE AQUI. Os procedimentos para emissão e validação são os mesmos do anterior.

>>Tire aqui suas dúvidas sobre a Pensão Alimentícia<<

Join The Discussion